My Life

http://www.youtube.com/watch?v=6ShTFbtP-FU

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

1º DESAFIO SUP & RUN



Ubatuba foi cenário perfeito de um evento em formato inédito no Brasil, uma prova multiesportiva de paddle board e corrida. O 1º Desafio SUP & RUN, aconteceu em um domingo de céu azul e muito sol na paradisíaca Praia da Fortaleza, onde os aventureiros remaram por aproximadamente 4,5 km em direção ao Rio da Praia Dura, e enfrentaram um desafio ainda maior, com marolas que chegaram a 2 metros. 




O percurso proporcionou visuais deslumbrantes ao entorno das praias: Fortaleza, Brava da Fortaleza, Vermelha do Sul, Praia da Costa,Praia Brava do Sul e Praia Dura . No rio da Praia Dura, os atletas fizeram a transição para os 8 km de corrida, que começou nas areias da praia e seguiu pela estrada municipal da Fortaleza, com subidas alucinantes e visuais incríveis! A chegada foi na Praia da Fortaleza, debaixo de muita torcida de amigos e familiares.

Cerca de 160 atletas participaram da disputa, dividida em 3 categorias: só corrida, remada + corrida no formato solo e revezamento onde um atleta rema e outro corre.

Participantes de todo litoral e região estavam presentes, desfrutando do que Ubatuba tem de melhor, suas belas praias. 




Grandes destaques de outros esportes marcaram presença no evento como Suelen Naraisa, surfista profissional de Ubatuba, que foi prestigiar o evento e mostrar o apoio e a força do esporte local, faturando a primeira colocação no revezamento feminino. Aline Adisaka, atleta profissional de SUP WAVE, também faturou a primeira colocação geral dos revezamentos, e Shubi Guimarães, grande atleta de corrida de aventura, que volta às competições em grande estilo, venceu a disputa na categoria solo. Thiago Pustiglione, de Ilhabela, completou a prova em impressionantes 1h10 minutos, e sagrou-se o grande campeão solo e geral do SUP & RUN.

Paulo Endrigo, de Ubatuba, também fez bonito nos 8 km de corrida, e completou a prova em 29 minutos, sendo o primeiro atleta a completar o desgastante percurso de muitas subidas e descidas fortes. Mariana Toscano, atleta de São Paulo, foi a primeira mulher a cruzar a linha de chegada, em 37 minutos.






O 1º Desafio SUP& RUN foi idealizado pela Academia Ubatuba Outdoor Fitness e Ubatuba SUP , e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, patrocinadores locais: Padaria Integrale, P.O. Editora, Hotel Refúgio do Corsário, LN Performance, Instalmax, Tachão de Ubatuba, Atmosfera Empreendimentos Imobiliários e parceiros Kailash e Fit.Co Assessoria Esportiva.

Por terra ou pelo mar... desafie seus limites!









Volta do Baú: Gigante pela própria natureza!


 
Foto: Fabio Andrade 

Um dos maiores ícones da Serra da Mantiqueira, a Pedra do Baú, foi um excelente desafio para os corredores de montanha que participaram da prova do Ecomotion – Volta do Baú e que puderam optar entre as versões de 12 km ou 30 km e também uma versão de 3 km para crianças a partir de 5 anos.

O complexo da Pedra do Baú é um importante conjunto de rochas, famoso por abrigar as mais importantes rotas de escalada esportiva do Brasil. Formado por três grandes rochas: Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata sendo que as duas últimas fizeram parte do percurso da prova que exigiu dos atletas muita técnica e superação.


Foto: Fabio Andrade
“Acreditamos que a integração com a natureza por meio do esporte é uma importante ferramenta de conservação das nossas florestas e da identidade cultural dos locais onde promovemos estas experiências. Quem conhece, protege. Quem percebe valor, defende e se mobiliza.” Declara Tiago Guimarães – diretor da Ecomotion.

A prova reuniu atletas do Brasil inteiro e até as crianças se divertiram durante as quase 3 horas de trilha e 6 km percorridos, conduzidas por monitores que explicaram sobre a fauna, flora e geografia local, assim como a importância dos cuidados com a alimentação e hidratação durante a atividade física.

“Quanto antes essa relação íntima com a natureza começar, maiores são as chances de um adulto consciente. Por isso queremos que as crianças participem do Ecomotion juntamente com os adultos, explica Shubi Guimarães, diretora do Ecomotion.

Foto: Fabiana Ferreira


A doutora e atleta de Taubaté Paula Pereira foi a segunda colocada entre as mulheres a cruzar o pórtico de chegada à praça de São Bento do Sapucaí. “Foi uma prova disputadíssima do começo ao fim. As quatro primeiras mulheres se ultrapassavam a todo o momento, e isso deixou a briga ainda mais legal, o que levou todas nós a um encontro com nosso limite, valeu cada bolha no pé conquistada! Colocar a mão naquela pedrona que a gente vê lá em baixo e ver aquele mundo todo lá do topo foi inesquecível e renovador. Correr na montanha pra mim significa chegar até a casa de Deus pra dizer: Muito obrigado pela vida pessoalmente, se emociona a atleta doutora.”


Foto: Fabiana Ferreira


Fica dica pra você que quer correr e contemplar a natureza: Experimente a corrida de montanha!

Mais informações da prova: http://blog.ecomotion.com.br/


Foto: Fabio Andrade


Foto: Fabio Andrade
Foto: Fabio Andrade

Foto: Fabio Andrade

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Instituto Fernando Fernandes Life


“Quando você pensa que sabe todas as respostas vem a vida e muda todas as perguntas? Mas quem disse que você também não saberá responder  heimmm...”


O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi marcada por um grande evento e um grande marco na vida de cada pessoa especial que através do esporte recuperou a vontade de viver!
O tetracampeão mundial de paracanoagem Fernando Fernandes lançou no mês de setembro durante a virada esportiva da cidade de São Paulo o Instituto Fernando Fernandes Life, onde oferece aulas de canoagem e outras atividades físicas para promover o desenvolvimento esportivo e melhoria da qualidade de vida de crianças com deficiência e seus familiares. “A intenção é que crianças com e sem deficiência convivam. Com isso ajudaremos a aumentar a autoestima, a sensação de capacidade, o entendimento e diminuir o preconceito. Também queremos que os familiares, principalmente as mães, tenham um momento só delas, já que passam grande parte do tempo suprindo a deficiência de seus filhos e acabam esquecendo-se de se cuidar, explica Fernando.”




Muitas pessoas foram prestigiar o evento que foi abrilhantado por um lindo dia de sol, atividades físicas, treino funcional, slackline e claro a canoagem!





O instituto fica na sede do Clube Team Brasil, Rua Peixe Vivo, 155, na represa Guarapiranga em São Paulo e funcionam aos sábados das 10 às 13hs.
Conheça, curta e visite o Instituto Fernando Fernandes Life, onde a gratidão é o sorriso mais puro da felicidade: https://www.facebook.com/institutofflife

Boas remadas!

Muito além da competição!


Competir seja na modalidade que for exige dedicação, disciplina e treino, mas tem algo muito mais além da técnica perfeita, da habilidade, da resistência e da força: a paixão! Aquela que te move com o coração quando você não está 100% preparada, que te empurra que te estimula a alcançar algo que vai fazer sua alma sorrir, a sensação de fazer o seu melhor, de exigir apenas aquilo que você sabe que pode dar!


E foi no Campeonato Brasileiro de Rafting R6 2013 que a equipe feminina Brasil Canoar mostrou que acima de qualquer rivalidade e competitividade está a paixão pelo esporte, pelas águas brancas, pelo trabalho em equipe e pelo companheirismo que uma prova em equipe exige de cada uma.



O evento aconteceu de 29 de agosto á 01 de setembro na cidade de Juquitiba, cidade sede da Canoar Rafting, e contou com 23 equipes de todo o Brasil, divididas em categorias masculina e feminina open e masculina e feminina júnior. As provas de tiro de velocidade, Sprint paralelo, slalon e descenso foram divididos em três dias de competição e o Rio Juquiá recebeu os atletas sob o sol de dias azuis e perfeitos para apreciar o esporte outdoor.


E foi assim, entre uma remada e outra, uma força a mais, uma sincronia perfeita e segundos de diferença que Brotas sagrou-se campeã nas categorias open masculina e feminina.
A equipe feminina Brasil Canoar foi atrás e conseguiu o terceiro lugar na categoria open, atrás da também equipe de Brotas Meninas do Rio, provando pra elas mesmas que com união, força, alto astral e muita paixão pelo esporte é possível sim alcançar um lugar no pódio.




O evento marcou a abertura da temporada de rafting 2013/2014.
Aproveite a primavera convide os amigos e vá remar!
São Luis do Paraitinga: http://www.ciaderafting.com.br

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Ecomotion Pró 2013: 620 km de aventura ao extremo!



Já imaginou correr, pedalar e remar durante seis dias, dia e noite, noite e dia, entre praias, costeiras, montanhas e cavernas? 13 países e 32 equipes largaram numa manhã ensolarada de agosto na Praia de Itacaré na Bahia e o destino era a Ilha de Comandatuba, 620 km após a largada!

É com grande honra que fiz a locução da maior prova de corrida de aventura da América Latina! E acompanhei de perto passo a passo, PC (ponto de controle) por PC até as primeiras equipes começarem a dar sinal de vida na Praia de Comandatuba 125 horas após a largada.


Entre atletas do mundo inteiro, ela estava lá, linda e guerreira para o maior desafio da sua vida. Rebeca Angeli, atleta multisport joseense, foi em busca de um sonho, o da superação pessoal.



“Durante toda a prova foi superação física, psicológica e emocional, saber lidar com a dor e dificuldade é uma arte, comenta Rebeca, emocionada minutos após eu anunciar a chegada de sua equipe On The Rocks”.
Sou um pouco suspeita para falar da Rebeca, afinal dei aquela “empurradinha” básica para as corridas de aventura quando me dei conta da enorme capacidade física e mental da atleta para provas longas.
Rebeca diz que ao lembrar-se do percurso do Ecomotion Pró não tem como não se emocionar:


"Logo no início da prova após remar 4 km nos deparamos com um trekking de 65 km onde pegamos parte na costeira, um dos trechos mais difícil pra mim, mais desafiante, mais insano, onde pisávamos em pedras cortantes e fazíamos escaladas em meio às ondas do mar onde a maré subia cada vez mais batendo forte nas pedras. Esse trekking durou cerca de dois dias até chegarmos a Lagoa Encantada onde nadamos 3,5km carregando mochilas. Já muito cansados, mas felizes com a receptividade da comunidade local por onde passávamos.


Respiramos fundo e seguimos para enfrentar os 50 km de canoagem pelos rios e canais em direção a Ilhéus. Seguimos de MTB para a cidade de Arataca, um dos integrantes da nossa equipe Miguel, estava com o pé infeccionado e com febre, decidimos então tomar corte no PC 21 de propósito para andarmos menos no próximo trekking correndo menos o risco da desistência. Ao amanhecer saímos para um trekking de 30 km direto para a cidade de Sta. Luzia, passamos por vários sítios e pequenas casas que nos acolheram e ajudaram nas paradas por causa do nosso atleta debilitado. Essa receptividade local foi fundamental para irmos em frente. Finalmente chegamos à cidade de Sta. Luzia, onde o Miguel foi atendido pela equipe médica e ficamos apreensivos se continuaríamos ou não na prova. Após umas 4 horas parados, Miguel tomou 2 litros de soro e foi retirado o espinho que causava a infecção, o médico nos liberou de continuarmos na prova. Partimos rumo à caverna, onde fizemos uma ascensão pela corda chegando a uma claraboia.


Após a ascensão de toda a equipe, continuamos num trekking onde era morro de um lado e barranco do outro com uma dose extra de lama pela madrugada. Chegamos às margens do Rio Pardo pela tarde para descermos as corredeiras, foram 50 km de canoagem onde aos 25 km paramos na cidade de Mascote para jantarmos e dormimos um pouco, estávamos com muito frio e fome, parada estratégica para recarregar as baterias e seguirmos em frente. Após a canoagem seguimos madrugada à dentro de trekking passando por lama e muita roça de cacau, onde comemos muito dessa fruta e quase não vimos moradores. Por fim, 40 km de MTB até Canavieiras e mais 50 km de canoagem até a chegada emocionante em Comandatuba, onde ouvi a voz da minha querida amiga Fabi, que já sabia que minha equipe On The Rocks estava próxima. “Aí foi só comemorar, abraçar a equipe, agradecer cada um por todos os momentos e agradecer a Deus pela oportunidade de crescimento como atleta e pessoa”. Foi uma das melhores experiências da minha vida! finaliza Rebeca.



A equipe On The Rocks cruzou a linha de chegada quase 12 horas após a primeira colocada, a Columbia Vidaraid.


E a grande dúvida da prova estava com a equipe neozelandesa Seagate, campeã mundial e líder da Adventure Race World Series, será que iriam manter a invencibilidade? E chegar em 72horas como haviam previsto?


Não é só força física que faz uma equipe ser completa, é necessário equilíbrio psicológico, experiência, sintonia, maturidade que unidas ao bom condicionamento físico levam à vitória.

E foi assim numa belíssima sincronia de todos os ingredientes necessários para o sucesso de uma equipe de corrida de aventura, que a experiente atleta Bárbara Bomfim, foi bi campeã do Ecomotion Pró 2013 ao lado da sua equipe Columbia Vidaraid, formada por dois brasileiros e dois espanhóis.

“Não achávamos que poderíamos superar a Seagate. Eles têm um nível muito alto e lideram o ranking mundial. Fiquei um pouco mais animada quando soube que o navegador oficial deles não viria. O cara é fera e muito importante para guiar a equipe. O fato de ser no Brasil também era um ponto a nosso favor. Ainda assim, durante a prova, achávamos que eles poderiam nos passar a qualquer momento. Foi uma grande surpresa ir percebendo ausência de pegadas, o que indicava que ninguém tinha passado. Eles se perderam muito e isso foi fundamental para a nossa vitória”, explica Bárbara.


Barbara participou de sua primeira corrida em 2001. Desde então se apaixonou pela aventura e passou a conciliar a carreira de engenheira ambiental com a de atleta. Treina em média duas horas por dia e se aplica mais nos fins de semana. O fato de namorar um companheiro de equipe também ajuda a se dedicar ao esporte.

Durante todo o evento os atletas foram monitorados com um dos sistemas mais avançados de geolocalização, o Yellowbrick. O equipamento pode ser programado para ligar automaticamente num intervalo de tempo, obtém uma posição com a rede de satélites GPS e, em seguida, transmite essa posição de volta para um mapa no site www.ecomotion.com.br, o que facilitou o monitoramento de todas as equipes durante toda a prova!

Confira as 05 primeiras colocadas:

01 – Columbia Vidaraid

02 – Seagate

03 – BMS

04 - Quasar Lontra Kailash

05 – Vaucluse Adventure Lafuma

Fique por dentro do Ecomotion Pró e das próximas corridas de montanha: www.ecomotion.com.br










Aventure-se!