My Life

http://www.youtube.com/watch?v=6ShTFbtP-FU

quinta-feira, 29 de março de 2012

Stand Up Paddle por Fabio Chati (Ubatuba SUP)


Em 1930 Beach Boys, são os mais creditados pela descoberta do Stand Up Paddle, usando as “modernas” pranchas ocas de Tom Blake, nadador, surfista e revolucionário construtor de surfboards.  Porém temos que considerar o “remar em pé” já existe muito ates disso. Os cavalos feitos junco no Peru e na Ilha de Páscoa, as gôndolas do Mar Mediterrâneo ou até mesmo as canoas caiçaras de Ubatuba e de outros locais, que são remadas em pé tanto no trabalho como no lazer.




Em 1994 os big riders Laird Hamilton e Dane Kalama foram fotografados em Maui remando em pé em cima pranchas 12’ e surfando outreefs.  No Brasil, o santista Herbert Passos encomendou um Long Board 13’ com o shaper Neco Carbone, para surfar junto com sua namorada, numa modalidade do surf muito tradicional no Havaí que se chama Tandem, na qual um casal surfa na mesma prancha executando acrobacias. Porém, Herbert sofreu um acidente e durante sua recuperação ele começou a remar em pé com sua 13’ utilizando um remo de canoa. Talvez sem saber ele tinha acabado de dar o start nesse esporte. Em 2005 aproximadamente, Jorge Pacelli e Haroldo Ambrosio já estavam com uma prancha de Tandem ou de salve vidas, surfando nas Pitangueiras no Guarujá. 

Fabio Chati

Eu remava de canoa havaiana na raia olímpica da USP em SP e como shaper imediatamente quis fazer uma prancha dessas. Fiquei sabendo que o grande remador de Oc 1 Celso Filetti, de Santos tinha feito uma com medidas que vieram do Havaí. Celso gentilmente, me emprestou a prancha para eu estudar e logo construi a minha. Uma 12’ com 28’ de meio e 4 ½’ de flutuação. Fiquei meses remando e surfando com esse protótipo, até fazer novos experimentos. Diminuindo o tamanho das pranchas, já que o objetivo na época era mais surfar que só remar, em 2007 fiz um shape para o renomado surfista Picuruta Salazar, dando inicio ao grande Bum do esporte.




 De lá para cá, inúmeras pessoas, independente de sexo ou idade, começaram a praticar o Stand Up Padlle em todas suas modalidades, seja nas ondas, travessias, passeios ou corridas. Diferentes tipos de pranchas já existem para cada finalidade. Competições, com circuitos municipais, estaduais, nacionais e mundiais já tem datas marcadas para todo o ano. Assim como eventos filantrópicos e corporativos.



O Stand Up Padlle se tornou uma atividade muito poderosa, que pode proporcionar muitos aspectos positivos como por exemplo obter preparo físico, contemplar com a natureza, aproximar as pessoas ou até mesmo para chamar a atenção de causas nobres como a preservação do meio ambiente. Foi o que aconteceu no ultimo dia 24 de março na praia do Itaguá em Ubatuba. “Itaguá de Dia” evento promovido pela Atmosfera, que junto com a SETESB estão incentivando aos moradores locais a ligarem seu esgoto na rede de tratamento, despoluindo totalmente a orla e possibilitando sua utilização sem algum perigo a saúde.


Fabio Chati (Ubatuba SUP)
Fotos: Leandro Korolkovas (studioleco@gmail.com)






Um comentário:

  1. Caro Fabio,
    Obrigado pelas infos e fotos , sobre a historia do SUP no mundo e aqui no Brasil ! ABraço e boas ondas . Gui Gama - Sao Conrado - RJ

    ResponderExcluir