My Life

http://www.youtube.com/watch?v=6ShTFbtP-FU

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Equipes Joseenses no Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana em Santos



Uns dos principais ingredientes pra tudo na vida, para o sucesso de tudo que você almeja, seja na vida profissional ou em qualquer modalidade esportiva sem dúvida é a iniciativa, à vontade e a determinação.

E duas equipes de São José dos Campos, estreantes na modalidade Canoa Havaiana, também chamada de Canoa Polinésia mostraram muita garra ao participar de um campeonato brasileiro da modalidade, mesmo a cidade de São José não ter mar e nem um lago com estrutura suficiente para a prática da modalidade que exige uma embarcação para seis pessoas, denominada de OC6.



Sob o comando do treinador Rafael Leão, Pentacampeão Brasileiro da Modalidade na categoria open, os treinos são feitos através de treinamento funcional e vez ou outra se encontram em São Paulo, na Represa Guarapiranga, ou Ilhabela para um treinamento na prática.

Bati um papo com dois integrantes das equipes de canoa, Luciana Furlan, 43 anos, Engenheira Mecânica Industrial e Cássio Rosas, 37 anos, Publicitário, pra saber sobre a paixão pela modalidade, a experiência de uma competição a nível nacional e os benefícios que esse esporte traz na vida de cada um.



Luciana Furlan: dois fatores que me fizeram apaixonar pelo esporte foram: o contato direto com a natureza e o trabalho em equipe.

A experiência em participar de um campeonato brasileiro foi sensacional. Perceber a importância do equilíbrio emocional, o preparo físico e trabalho em equipe foi o grande aprendizado dessa prova, graças ao treinador e mestre na modalidade Rafael Leão.

Conhecer e respeitar o limite da equipe, incentivar e apoiar nos momentos mais críticos e se manter em sincronia durante todo o percurso, são pontos que deverão ser buscados e mantidos até o final. Além do trabalho cardiovascular e força, acho que o maior benefício desse esporte é o bem estar de estar próximo a natureza.


O esporte competitivo sempre esteve presente na vida de Cássio Rosas da Equipe Koru, e hoje ele afirma que é difícil ter um esporte que dependa tanto da coletividade como a canoa polinésia.

Cássio Rosas: Há um ano com o incentivo do mestre Rafael Leão, montamos despretensiosamente uma equipe para iniciar no esporte e de lá pra cá já participamos de uns 03 campeonatos. É um esporte lindo e apaixonante pela cultura, disciplina, amizade, força, empenho e sincronia e pra isso exige um ritmo de treino bem intenso.

A média de treino na canoa era de uma vez por mês enquanto outras equipes treinam de duas a três vezes por semana. A diferença de sincronismo, técnica e condicionamento específico é gritante e ainda assim nós fomos lá e conseguimos um honroso quarto lugar, muito perto do terceiro lugar.


Por pouco não subimos ao pódio. Mas ficamos muito felizes com o resultado, é um trabalho árduo de equipe onde ali pudemos colher um belo resultado e sair ainda mais motivados, agora com uma Canoa Polinésia em São José é só treinar e evoluir.

É isso ai... Tudo é treino! Aloha













Um comentário:

  1. Olá, Fabiana!!
    Adorei a matéria!! Vc teria algum contato do treino aqui em SJC?!

    ResponderExcluir