My Life

http://www.youtube.com/watch?v=6ShTFbtP-FU

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O impossível é só questão de opinião: Expedição Handgrinos!





E quando a vida nos dá uma rasteira de repente e tudo que sonhamos começa a ficar mais distante da realidade?



Evandro Bonocchi, 38 anos, palestrante motivacional, cadeirante há 08 anos, conta um pouco do seu sonho, do acidente que prorrogou essa realização, da superação pessoal e da expedição handgrinos!


2005 foi um ano marcante em sua vida não foi?

Evandro Bonocchi: Meu acidente foi em 2005, estava voltando do trabalho em Ubatuba e cai sozinho da moto, sofri uma lesão medular que me deixou paraplégico. Graças a minha família eu tive uma reabilitação positiva. Aceitei minha nova condição e segui em frente.

Como o esporte mudou a sua vida?

E.B: O esporte sempre fez parte da minha vida e após o acidente ele foi fundamental para me "recolocar" na vida, fazer novos amigos, conhecer lugares... A vontade de fazer o caminho de Santiago existe desde 1996... com o acidente ela ficou adormecida, guardada dentro de alguma gaveta na minha cabeça...mas depois que participei do Adventure Camp em 2011, onde passei por lugares que não imaginava passar...voltei a sonhar com o Caminho de Santiago.

E como foi a preparação para esse sonho?

E.B: Para conseguir realizar a expedição, treinei por quatro meses todos os dias, rodando em média 30 km no bairro do Urbanova, em São José dos Campos. Hoje eu pratico o basquete sobre rodas, o ciclismo adaptado e o gol.



Porque Caminho de Santiago?

E.B: Alguns vão ao Caminho de Santiago por motivo religioso, cultural ou esportivo. Eu não sei ao certo por que fui, mas tenho absoluta certeza que sei o que encontrei! Foi um encontro comigo mesmo, ou um resgate talvez. Só quem fez e viveu esse caminho, consegue entender o que estou falando.

Vocês foram os primeiros cadeirantes a percorrer o Caminho de Santiago de Compostela, conta pra gente um pouco da Expedição Handgrinos?

E.B: A expedição foi formada por dois cadeirantes: eu e o Josimar Serra e uma equipe de apoio incrível, meu irmão Leandro, nosso amigo aventureiro Pimenta, Miltinho Miranda, educador físico, o André e a Graziela nossa fotógrafa que registrou todos os momentos dessa história. Em nossa expedição percorrermos 790 km que ligam a cidade de Roncesvalles a Santiago de Compostela, parte desse caminho fomos obrigados a cruzar em uma van, pois com a quebra de uma das handbikes + o extravio de equipamentos por parte das cias aéreas nos fizeram perder dias preciosos... em média pedalávamos 40 km por dia. Vivemos momentos de irmandade extrema, de carinho, preocupação com o outro, proteção. Descobrimos que esse é o “Espírito Handgrinos!”






Durante toda a expedição qual o momento mais marcante?

E.B: Guardo na minha memória cada minuto e dizer qual momento foi melhor ou mais importante não seria justo. Um episódio que me marcou muito foi quando estávamos subindo o Cebreiro, com seus 1.300 metros de altitude, já faziam mais de 6 horas que estávamos pedalando quando um ciclista francês sexagenário parou ao meu lado e disse em seu idioma: “vous êtes magnifique!!” e na mesma hora apontei para o meu irmão Leandro e para o Pimenta que com muito esforço me guinchavam para que vencêssemos aqueles últimos metros e disse, “magníficos são esses dois!!” . Aos prantos o ciclista francês, sem que os dois (também com lágrimas nos olhos) parassem de pedalar, os abraçou! Inesquecível!!

O que você leva dessa experiência única de vida?

E.B: Percorrer o Caminho de Santiago foi a realização de um sonho. E como em qualquer caso de realização de algo tão querido, o sentimento de satisfação por ter corrido atrás por tanto tempo, e de gratidão por todos que acreditaram (meus patrocinadores e apoiadores, como você) e aos que me acompanharam, é difícil de mensurar ou expressar em palavras. Com a Expedição Handgrinos vivi momentos que jamais imaginei, vi paisagens que nem em filmes tinha visto. Tudo foi muito intenso.

Qual a mensagem para quem tem seu sonho interrompido por algum motivo?

E.B: A mensagem que gostaria de deixar é que nas bifurcações da vida sempre existem duas opções, dois caminhos e cabe a você escolher por qual seguir. Eu sempre escolho o que me trás prazer, transpiração ou felicidade. A lição que fica é que a amizade é a coisa mais precisa que temos e que quando se tem vontade e comprometimento transpomos qualquer barreira!


Para conhecer um pouco mais desse guerreiro acesse: http://www.tocandoavidasobrerodas.com.br/

Fotos: Graziela Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário