My Life

http://www.youtube.com/watch?v=6ShTFbtP-FU

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Quando a paixão de um ajuda a vida de outros: Equitação X Equinoterapia


Rico Basano é um apaixonado por cavalos e aos 11 anos de idade, movido a essa paixão começou a praticar o hipismo, na modalidade hipismo rural. No decorrer dos anos foi se especializando em outras modalidades como o salto clássico e a CCE (Concurso Completo de Equitação).

Aos 21 anos de idade para aprimorar a técnica, foi morar na Nova Zelândia onde teve a oportunidade de treinar com os melhores cavaleiros do mundo.

Desde 2007, Rico morava e treinava em Limeira, mas a partir desse ano voltou para o Vale do Paraíba e hoje mora e treina em São José dos Campos no Instituto Rico Viver, onde também possui um Centro de Equinoterapia para crianças com deficiência.


O Hipismo é uma modalidade Olímpica, quais seus principais títulos?

RB: Sou Penta Campeão Brasileiro de Hipismo Rural e possuo 17 títulos brasileiros na carreira.

E para 2014 quais os planos?

RB: pretendo continuar disputando os Campeonatos Brasileiros em alto nível e vou buscar o índice olímpico.


Como é o dia a dia de treino e preparação para as provas?

RB: os treinamentos são de terça a sexta e geralmente nos fins de semana tenho competições pelo Brasil. Faço sempre um reforço na parte aeróbica e em 2014 pretendo aumentar um pouco a massa muscular.

Como iniciar no esporte?

RB: Hoje no Vale do Paraíba existem algumas hípicas conceituadas, como a Fazenda São Bento, hípica Esplanada do Sol em São José dos Campos, hípica Boa Vista em Santa Branca, Fazenda do Tanque em Pindamonhangaba entre outras.



O que é o Instituto Rico Viver?

RB: O Instituto Rico Viver é uma associação sem fins lucrativo, fundada em 2007, e trabalha com inclusão social de pessoas com deficiência ou necessidades educacionais, utilizando o cavalo como agente terapêutico. Possui três unidades: São José dos Campos, Limeira e Cruzeiro.


Quais os benefícios da Equinoterapia?

RB: A Equinoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais. Esta atividade exige a participação de corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio, além dos ganhos físicos, a interação com o cavalo desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

Conheça o Instituto Rico Viver e proporcione essa nova experiência a quem você ama!

http://www.ricoviver.org.br/


Um comentário:

  1. por favor , onde fica equitação clube em são josé dos campos
    obrigado
    eng. basem artin
    artinbasem@gmail.com

    ResponderExcluir